Planejamento do Transplante Capilar

Quando o paciente procura o profissional por indicação de um amigo ou familiar, esse traz uma idéia consolidada de todo o processo e do seu planejamento, assim como uma visualização do que pode ser alcançado. Portanto, seu patamar de ansiedade e receio é menor. Infelizmente, um bom número de pacientes nos procura com expectativas irreais, principalmente os mais jovens. Outros, com a imagem errônea do procedimento, embasada no estigma do “cabelo de boneca” e sua aparência extremamente artificial.

Num bom planejamento cirúrgico, é fundamental observar os anseios do paciente assim como detalhes somente observados pelo profissional experiente em restauração capilar, e os dois aspectos devem ser colocados abertamente em discussão para que o paciente entenda de forma clara as limitações de todo o processo e abandone espectativas irreais. O cirurgião deve explicar o que pode ser feito a curto prazo, porém procurando sempre dimensionar o que pode ser realizado a longo prazo, dando ao paciente a oportunidade de entender o processo evolutivo da calvície.

O paciente jovem, entre 16 e 26 anos, principalmente no início da calvície, tende a ter uma meta irreal de densidade capilar e do posicionamento da sua linha de implantação anterior do cabelo. É imprescíndível que seja explicado a este paciente a natureza evolutiva da calvície e que aquele momento pode estar mostrando apenas uma porção pequena da sua calvície futura. Procedimento realizado em áreas menos nobres (ex: coroa), de forma imediatista, pode comprometer futuras doações e, portanto minimizar o resultado.

O transplante capilar é um procedimento matemático, de transferência de cabelos da área doadora, permanente, para a área receptora (calva), com limitações do número de fios. Todo esforço deve ser dispensado numa redistribuição inteligente desta quantidade limitada de fios, com máxima sobrevida dos enxertos e mínimo trauma na área calva, aliando densidade e naturalidade.
O sincronismo destas demandas, com a capacidade do médico, aliada as técnicas disponíveis, criará terreno fértil para o alcance de resultado sólido.

Acesse site Erik Nery